Dia Internacional dos Museus com várias iniciativas em Guimarães

Valença assinala Dia Internacional dos Museus no próximo sábado

A data celebra-se na sexta-feira, dia 18, mas o Município optou por agendar um programa mais completo para o dia seguinte - já em pleno fim-de-semana.

Entre os nomes sugeridos por ela estão o de Marcelo Mattos Araújo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus; Maria Ignez Mantovani Franco, do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Rita de Cassia Mattos, presidente do Conselho Federal de Museologia; Ângela Gutierrez, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico; Simone Monteiro Flores, membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e da Rede de Museus e Coleções Universitárias, além de Ézio Déda, diretor Superintendente do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana.

Ao final da tarde, pelas 18h00, vai decorrer uma visita guiada ao Património Pré-Histórico de Verdoejo. É o museu enquanto espaço de construção do outro, numa exposição que cruza culturas, conceitos e interpretações e onde questionaremos o que entendemos por museu e o seu lugar numa sociedade também ela hiperconectada. Em 2018, o tema escolhido foi "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos", cuja proposta é discutir o papel dos museus na era digital.

De acordo com este organismo, os dois eventos - de entrada gratuita nos museus, palácios e monumentos tutelados, com algumas exceções - vão envolver um total de 88 espaços museológicos, com mais de 400 iniciativas previstas para o Dia dos Museus e cerca de 200 para a Noite dos Museus.

No Museu de Agricultura de Fermentões, o Dia Internacional dos Museus vai ser comemorado a partir das 17h00, na sede do Agrupamento Fernando Távora, com a inauguração da estufa sensorial no âmbito do projecto eco-escolas. Neste contexto, não só os próprios museus poderiam utilizar a data, como também entidades que trabalhem com educação a fim de promover o valor daquele dia e então realizar atividades que tenham como objetivo o enriquecimento educacional e cultural dos indivíduos em larga escala dentro do país.

Notícias relacionadas: