Aposentadoria terá que ser solicitada por site ou telefone

Pedidos de revisão devem ser avaliados em 45 dias pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quarta-feira (16) que a partir da próxima segunda-feira (21), os pedidos de aposentadoria urbana por idade só poderão ser feitos pelo telefone do serviço discando 135 ou pela internet acessando a área Meu INSS no site do Instituto.

Além de ser válido para aposentadorias por idade, o novo esquema de atendimento também se aplica a solicitações de salário-maternidade. Ao final, se necessário, ele é chamado a comparecer a uma agência do INSS para complementar alguma informação.

O INSS também vai exigir marcação de data e horário para quem quiser cadastrar declaração de cárcere (quando o segurado é preso), desistência de aposentadoria, desbloqueio dE benefício para empréstimo e emissão de certidão comprovando que não há dependentes habilitados a receber pensão por morte de um segurado. De modo geral, porém, o processo de requerimento e de concessão da aposentadoria será feito automaticamente, o que, de acordo com o INSS, deve agilizar a análise dos pedidos e beneficiar os requerentes. Ao fazer o pedido, será possível acompanhar o andamento pelo site ou telefone.

O projeto do INSS é que, logo, mais concessões sejam efetuados dessa forma. Segundo o órgão, os segurados interessados em atualizar seus dados cadastrais ou transferir seus benefícios para outras agências, por exemplo, terão que agendar dia e hora para fazerem suas solicitações.

O advogado Rômulo Saraiva lembra que o segurado deve conferir a carta de concessão depois de recebê-la. Com informações da Folhapress.

Notícias relacionadas: