Semana de Museus tem atrações por todo o País. Confira a programação!

Cristina Delanhesi presidente do Macs- ERICK PINHEIRO  ARQUIVO JCS

Em Teresina, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (MUP) inicia sua programação na quarta-feira (16), a partir das 8h30.

Além disso, até sexta-feira, estão programadas visitas com experiência de realidade virtual 3D, que leva o visitante para conhecer o Gufan, um indivíduo com as características dos nativos do Paraná de mais de dois mil anos atrás. Posteriormente, há a visita mediada ao acervo do Museu do Piauí e à exposição temporária "Conexões", que permanece no espaço até o fim de maio. Durante a tarde, tem uma aula temática com o tema da Semana dos Museus: "Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos".

Na tarde da quinta-feira (17), ocorre o projeto "Cajuína no Museu", desenvolvido pelos professores do Programa Educativo do MUP. Segundos Geenes, o museu e as exposições ficarão disponíveis à população de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h, e nos sábados e domingos, de 18h às 22h, "É uma oportunidade para conhecer a história da cidade, conhecer o museu e a produção do Zé Vilmar, um grande artista!".

Aqui em Curitiba, até o próximo domingo (20), três museus ligados à Secretaria de Estado da Cultura terão programação especial e entrada gratuita. No dia 18, sexta-feira, acontece visita mediada pela manhã, e, a partir das 14h30, tem a exibição do filme documentário "Um Rio de Memórias: vivências no Museu do Piauí".

A Semana dos Museus também percorre pelo interior do Piauí.

No restante da programação, no Museu Paranaense nesta terça-feira (15), será lançado o projeto "Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas". O Centro Cultural realiza ainda mesas redondas, visitas mediadas ao acervo e apresentação cultural com alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha. Em Picos, o Museu Ozildo Albano também participa, com exposição e visita mediada ao acervo.

Notícias relacionadas: