Aeroporto de Goiânia receberá sistema de autodespacho de bagagem

Iniciativa faz parte de um contrato de concessão comercial entre a estatal e a empresa Sita que oferece soluções de gerenciamento de aeroportos

Ainda este ano, o primeiro aeroporto a receber a novidade será o Guararapes-Gilberto Freyre, que atende Recife (PE) e região.

Os terminais, administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), implantarão o novo sistema que promete reduzir tempo de espera do passageiro, além de otimizar espaço e estrutura para o aeroporto e as companhias aéreas.

De acordo com a Infraero, o serviço será implantado em mais seis aeroportos até o final deste ano e no começo do primeiro trimestre de 2019: Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA), Goiânia (GO) e Maceió (AL).

De acordo com a Infraero, as duas iniciativas têm como objetivo aprimorar o atendimento aos passageiros e otimizar a infraestrutura aeroportuária.

O check-in compartilhado reunirá as plataformas de todas as empresas aéreas em um mesmo totem de autoatendimento, o que vai permitir que o passageiro faça seu registro de embarque sem precisar enfrentar filas das companhias.

A Infraero disse ainda que o autodespacho de bagagens observará as políticas de cada companhia aérea.

Além disso, a melhoria resultará no aperfeiçoamento da capacidade e de fluxos operacionais e comerciais, principalmente em hora pico; na melhoria da qualidade dos serviços com o uso de indicadores de desempenho dos níveis de serviços das companhias aéreas; e no aumento da confiabilidade de cobrança das empresas aéreas, inclusive para passageiros nacionais, internacionais e em conexão. Esses dados integrarão as informações das áreas operacional, financeira e comercial.

"A Infraero será a primeira operadora de aeroportos do Brasil a implementar a solução de autodespacho de bagagem (Self Bag Drop) em sete terminais sob sua administração". Após esse processo, a esteira automaticamente leva as malas para serem distribuídas nos aviões pelos funcionários do aeroporto.

Notícias relacionadas: