A Nasa planeia enviar mini-helicóptero para Marte

Nasa planeja enviar helicóptero para Marte

"Nós já temos ótimas visões de Marte tanto da superfície quanto da órbita".

A NASA anunciou o plano na sexta-feira (11) para lançar um rover - veículo de exploração espacial - com o Mars Helicopter em julho de 2020.

A agência americana ainda destaca que o helicóptero marcará a primeira tentativa da humanidade de pilotar uma aeronave mais pesada que o ar - em uma atmosfera muiro diferente da encontrada aqui na Terra.

"Depois dos irmãos Wright provarem, há 117 anos, que voos controlados, sustentados e controlados são possíveis aqui na Terra, outro grupo de pioneiros americanos poderá demonstrar que o mesmo pode ser feito em outro mundo", afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado da missão científica da Nasa em Washington.

O veículo, batizado de InSight (cujo nome, em inglês, junta as iniciais do projeto Investigação Sísmica, Geodésia e Transporte de Calor) será utilizado para analisar a estrutura da terra do Planeta Vermelho, obtendo registro em torno de sua geologia, ciência sobre a origem e história do local, após estudos de itens existentes no subsolo.

O recorde de altitude de um helicóptero a voar aqui na Terra é de cerca de 12.100 metros.

O helicóptero autónomo pesa 1,8kg e as suas asas rotativas alcançarão 3 mil rotações por minuto.

"A atmosfera de Marte é apenas um por cento da da Terra, então quando nosso helicóptero está na superfície marciana, já está no equivalente da Terra a 30.000 metros", acrescentou ela.

No primeiro voo de teste, a agência pretende fazer o helicóptero subir uma altura de 10 pés [três metros] e pairar por 30 segundos.

Para voar na fina atmosfera de Marte, o helicóptero espacial deve ser super leve, mas o mais potente possível. Assim, ao longo dos próximos voos, conseguir aumentar o tempo e as distâncias percorridas.

Notícias relacionadas: