SpaceX lança foguete mais potente da história

SpaceX lança foguete mais potente da história

A SpaceX lançou nessa sexta-feira (11) o seu novo foguete Falcon 9, chamado de Block 5. O lançamento será nesta quinta-feira (10) às 18h47 (horário de Brasília). Este novo foguete promete ser mais potente e fácil de reciclar que os outros modelos.

O objetivo da missão é colocar em órbita o satélite de comunicação Bangabandhu 1, para o governo de Bangladesh. Eventualmente, o foguete poderá trasladar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da cápsula tripulada Dragon, ainda em desenvolvimento.

O foguete partirá do Kennedy Space Center da NASA, na Flórida.

O foguete foi construído para voar 10 vezes com um mínimo de reposição de peças, disse a repórteres o CEO da SpaceX, Elon Musk.

O Block 5 apresenta uma série de atualizações que devem aumentar a confiabilidade e reutilização do foguete. "Esperamos que não haja literalmente nenhuma ação (reconstrução) entre os voos, como acontece com os aviões", afirmou.

"Levou-nos - homem, tem sido desde 2002 - 16 anos de esforço extremo e muitas, muitas iterações e milhares de mudanças pequenas, mas importantes, para chegar onde achamos que isso é possível", acrescentou. Em seguida, a empresa planeja se concentrar em seu foguete de carga pesada, chamado BFR. Minutos depois de deixar o satélite no espaço, o Block-5 regressou à Terra, aterrando numa base no Oceano Pacífico. Uma abordagem para fazer voos de forma mais frequente e com menores custos.

Notícias relacionadas: