Santander pretende abrir 90 agências no Brasil em 2018

Santander lança transferência internacional com uso do blockchain

De acordo com um relatório do Financial Times, agência de notícias internacional, nesta quinta-feira, 12 de abril, o aplicativo, batizado de One Pay FX, será inicialmente lançado para os clientes do Santander em quatro países: Espanha, Reino Unido, Brasil e Polônia.

Segundo o banco, o serviço permite que os valores sejam transferidos ponta a ponta em até duas horas, desde que a operação aconteça dentro do expediente bancário no país de destino, em vez dos cerca de dois dias do prazo atual.

No Brasil, o One Pay FX estará disponível primeiro para clientes pessoas físicas do segmento Select (alta renda) em operações limitadas ao equivalente a US$ 3 mil e podem ser feitas pelo aplicativo do banco. No Brasil e na Polônia podem fazer transações para o Reino Unido.

-Acreditamos que a tecnologia não é um fim, mas um meio de oferecer soluções para facilitar o dia a dia das pessoas. No momento, clientes do Reino Unido podem transferir dinheiro à Europa e aos EUA. "No caso das transferências internacionais, o blockchain tem um efeito transformador, com benefícios inequívocos para os nossos clientes", afirma o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial.

O produto também é resultado da próspera parceria entre Ripple e Santander, que através do seu braço de capital de risco, InnoVentures, investiu US$4 milhões na primeira rodada de financiamento da Ripple, ocorrida em 2015.

Sua divisão do Reino Unido iniciou o processo de desenvolvimento, após uma reunião com a Ripple, em 2016.

O programa utiliza a tecnologia xCurrent da Ripple, uma rede criada para transações internacionais instantâneas baseada em blockchain. Clientes dos demais segmentos terão acesso ao serviço até o final do semestre. "O que queremos agora é desmistificar o câmbio, que deveria ser tão simples quanto uma TED (transferência eletrônica direta), só que com a conversão da moeda no caminho", explica Geraldo Rodrigues Neto, superintendente executivo de Segmentos e Produtos para Pessoa Física do Santander Brasil.

O plano do Santander é de que, na segunda metade de 2018, seja possível enviar quantias do Brasil a qualquer país da União Europeia, e que em 2019 seja possível enviar valores em dólares a destinatários dos Estados Unidos e receber transferências de outros países na conta Santander aqui no Brasil.

Notícias relacionadas: