Operação da PF investiga fraudes a fundos de pensão Postalis e Serpros

Operação da PF investiga fraudes a fundos de pensão Postalis e Serpros

Policiais federais e auditores-fiscais da Receita Federal cumprem 20 mandados de prisão temporária nesta nesta 5ª feira (12.abr.2018) na operação Encilhamento, 2ª fase da operação Papel Fantasma.

Por meio de nota, a defesa de Arthur Machado e Patricia Iriarte negaram que seus clientes estejam envolvidos em atos ilícitos. Outro alvo é o empresário que já foi preso em operação desdobramento da Lava Jato.

Os investigados responderão por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 2 a 12 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, valores oriundos dos fundos de pensão eram enviados para empresas no exterior, gerenciadas por um operador financeiro brasileiro. "As remessas, apesar de aparentemente regulares, referiam-se a operações comerciais e de prestação de serviços inexistentes", diz a PF. Em seguida, explica a corporação, o dinheiro era "pulverizado" em contas de doleiros também no exterior, que disponibilizavam os valores em espécie no Brasil para suposto pagamento de propina.

Na terça-feira, um grupo de governadores esteve na capital paranaense para visitar Lula, mas foi impedido por decisão da juíza federal substituta Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que citou determinação anterior, feita pelo juiz Sérgio Moro na ficha individual do petista, segundo a qual nenhum privilégio foi concedido ao ex-presidente. As investigações constataram desvios de mais de R$ 14 milhões.

Em 2013, mostra a investigação, o Serpros começou a adquirir cotas do FIP ETB, realizando até 2015, o aporte total de R$ 72 milhões no fundo de investimento.

A operação foi batizada de Rizoma, uma espécie de caule que se ramifica sob a terra.

Ainda no documento, o instituto esclarece que todas as aplicações financeiras feitas em fundos de investimento têm a aprovação do comitê investimento da instituição, composto foi cinco pessoas.

Notícias relacionadas: