Anvisa proíbe venda de lotes de queijos, água e chocolates contaminados

Sebastian Duda  shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e distribuição de quatro lotes da barra de chocolate ao leite, do tipo confeiteiro, da marca Bel. A empresa responsável pelos chocolates, ZD Alimentos S.A, informou à Anvisa que já encaminhou o comunicado de recolhimento voluntário do produto após identificar a presença de filamentos metálicos em alguns lotes do produto.

"Em caráter de prevenção e de forma espontânea, a empresa iniciou o processo de recall junto à ANVISA e de acordo com todos os procedimentos regrados pelos órgãos competentes". Segundo a agência, a água apresentou resultado insatisfatório para Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que pode causar infecções. "Já realizamos aproximadamente o recolhimento de 80% dos 4 lotes citados abaixo, reafirmando assim nosso compromisso com a qualidade".

Os lotes proibidos são: 065/8 (queijo mussarela fatiado), validade 8 de maio de 2018; 066/8 (queijo mussarela fatiado); validade 9 de maio de 2018; e 053/5 (queijo mussarela peça) validade 22 de junho de 2018.

O lote 1702 proibido pela Anvisa tem data de fabricação no dia 13 de setembro de 2017 e validade em 13 de setembro de 2018.

A água é fabricada pela empresa Fonte Azul indústria, Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Já os queijos, tiveram três lotes diferentes recolhidos após ser encontrada a presença da bactéria Listeria monocytogenes , que são capazes de provocar doenças em seres humanos, como a meningite. A contaminação foi identificada por testes em amostras realizadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Os três lotes são do queijo mussarela.

Notícias relacionadas: