Márcio França reconduz Gianpaolo Smanio ao comando MP-SP

Márcio França nomeou Juan Francisco Carpenter para assumir o cargo de procurador geral do Estado

O governador Márcio França nomeou nesta terça-feira (10) Juan Francisco Carpenter para assumir o cargo de procurador geral do Estado de São Paulo, em substituição a José Renato Ferreira Pires.

França chamou o procurador-geral ao Palácio dos Bandeirantes na manhã desta quarta e confirmou a recondução dele, segundo assessores do governo e do Ministério Público.

Assumiu a chefia do MP-SP em 2016, apoiado pelo então procurador-geral, Márcio Elias Rosa, e com o maior número de votos dos colegas.

Gianpaolo Smanio comandará o Ministério Público pelos próximos dois anos.

Smanio teve 1.178 votos, mais que a soma de seus concorrentes, Valderez Abbud (663 votos) e Márcio Christino (358).

De acordo com a legislação, o governador pode escolher livremente qualquer um dos integrantes da lista tríplice. Também foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP), no biênio 2014/2015. A lista tríplice eleita por procuradores e promotores chegou ao governador, que optou pelo candidato mais votado.

Smanio é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Notícias relacionadas: