Lula se torna primeiro presidente da história a ser preso

Lula se torna primeiro presidente da história a ser preso

"Eu vou atender o mandado deles". "Eu não sou um ser humano, eu sou uma ideia, todos vocês agora vão virar Lula, eles acham que tudo o que acontece nesse país é responsabilidade do Lula, agora eu responsabilizo vocês", disse. No entanto, uma multidão de apoiantes do antigo presidente do Brasil que se encontrava no local impediu-o de se entregar.

A detenção do candidato do partido PT ocorreu pouco antes das 19 horas, após o ex-presidente ter deixado a pé a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, como beneficiário de um apartamento entregue pela construtora OAS para tirar proveito de contratos na Petrobras.

Alguns minutos depois, Lula da Silva saiu do veículo em que seguiria para o aeroporto de Congonhas, de onde partiria para Curitiba, e voltou a entrar no edifício, de onde assomou, em seguida, a uma janela para acenar aos apoiantes.

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negociaram com a Polícia Federal a prisão do ex-presidente, que deveria apresentar-se "voluntariamente" até às 17.00H de sexta-feira na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o que não aconteceu. O anúncio da decisão foi feito pelo juiz Felix Fischer, relator da operação Lava Jato no tribunal.

Lula será alojado em uma cela especial da PF, de 15 metros quadrados, com banheiro privativo. Há menos democracia, menos justiça social, mais corrupção e um ataque sistemático aos direitos humanos que se observa em casos como os de assassinatos políticos ou a militarização de zonas das cidades brasileiras.

Lula se torna primeiro presidente da história a ser preso
Lula se torna primeiro presidente da história a ser preso

"É golpe", disse um dos padres que celebrou a missa por Dona Marisa, enquanto outros brincavam e riam, cúmplices, com Lula. "Não pensem que eu sou contra a Lava Jato, não".

Elegeu-se presidente em 2002, na sua quarta candidatura, e reelegeu-se em 2006.

Com Lula preso, estamos todos presos, disse Adriana Macedo, professora de 54 anos de Campinas, São Paulo. Fico imaginando o 'tesão' da Revista Veja em colocar, na capa, minha foto preso.

O processo contra Lula vem de longe e está baseado em irregularidades em todas as suas fases. Sem citar o nome do procurador, faz referência à confusa apresentação em PowerPoint em que Dallagnol tentou explicar as acusações contra Lula, sem muito sucesso. Estará vigiada 24 horas por dia de modo a garantir a segurança do ex-presidente do Brasil. Um dos filhos de Lula sugeriu a formação de um cordão humano só com apoiadores do ex-presidente.

Lula não se entregou no prazo estabelecido pelo juiz Sérgio Moro, até às 17:00 de sexta-feira, permanecendo na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

Notícias relacionadas: