Espírito Santo registra queda na produção industrial, aponta IBGE

Produção industrial cresce em seis locais pesquisados

Na direção oposta, os maiores recuos foram registrados em Minas Gerais (-6,4%) e Espírito Santo (-6,3%). Já Goiás manteve o mesmo nível de produção nos dois meses.

Comparação anual. Na comparação de feveiro com o mesmo período do ano passado, o setor industrial registrou expansão em nove dos 15 locais pesquisados, apontou o IBGE.

De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgada nesta quarta-feira (11), os maiores recuos foram observados no Pará (10,9%), Amazonas (-5,9%) e Mato Grosso (-4,4%).

As principais altas ocorreram no Paraná (3,3%), Região Nordeste (2,6%), Pernambuco (1,3%) e Rio de Janeiro (1,2%).

Em relação ao mês de janeiro de 2018, a produção industrial do estado teve variação de 0,0%, enquanto a nacional apresentou um avanço de 0,2%, na série com ajuste sazonal.

O Pará foi o Estado com maior recuo no seotr, com queda de 10,9%, seguido pelo Amazona (-5,9%), Mato Grosso (-4,4%), Minas Gerais (-2,8%), Espírito Santo (-1,1%), Ceará (-0,7%), São Paulo (-0,5%). Nesse mês, Amazonas teve a maior alta (16,2%), impulsionada, principalmente, pelos setores de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos; de outros equipamentos de transporte; e de bebidas.

A produção da região nordeste inclui as indústrias dos nove estados, inclusive da Bahia, Pernambuco e Ceará, que também são calculados separadamente.

Na comparação com fevereiro de 2017, o setor industrial cresceu 2,8% em fevereiro de 2018, com resultados positivos em 9 dos quinze locais pesquisados. Cinco localidades anotaram desaceleração, com destaque para Espírito Santo (-7,8%).

Já no acumulado de 12 meses, avanços foram observados em 12 locais. Dois locais caíram: Pernambuco (-1,8%) e Espírito Santo (-0,4%).

Outro destaque positivo foi a região Nordeste, com alta de 2,6%, após acumular baixa de 2,9% desde setembro de 2017.

Com informações da Agência Brasil.

Notícias relacionadas: