Campanha contra a gripe influenza inicia no dia 16 de abril

CEI da Saúde uer informações sobre insumos no Cais de Campinas

A princípio, a campanha estava prevista para iniciar dia 14 de abril.

As unidades de saúde do município permanecerão abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Por outro lado, o instituto com sede em São Paulo, afirma que ainda não foi firmado nenhum contrato com o Ministério da Saúde para a distribuição das vacinas para este ano.

Mesmo diante das diferentes posições, o órgão federal diz que a campanha deverá ser realizada entre os meses de abril e maio em todo o território nacional. O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, Roberto Kaneta, explica que as duas primeiras cepas já contavam na composição da vacina nos anos anteriores e a PHUKET vem substituir a BRISBANE.

A vacina começou a ser disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 e ajudar na proteção de três subtipos do vírus o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

A campanha visa atender pessoas acima de 60 anos de idade, crianças de cinco meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da Saúde; professores das escolas públicas e particulares, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

Notícias relacionadas: