Marcelo visita centro de refugiados na Grécia

“Governo tem de dar mais um bocadinho”

"Presidente da República o estado de desassoreamento e de perigo que se verifica na Praia de Faro e transmiti-lhe a preocupação das populações que residem nesta zona da Freguesia de Montenegro, onde é urgente intervir para recuperar e preservar a linha de areia que desapareceu nas últimas semanas", sublinha Steven Sousa Piedade, que acompanhou o Presidente da República aos pontos mais críticos desta zona balnear, onde as tempestades provocaram a derrocada de paredões e pisos, e colocaram em risco de aluimento algumas habitações.

Antes do almoço, o chefe de Estado terá ainda um encontro com Alexis Tsipras, na residência oficial do primeiro-ministro grego, deslocando-se em seguida ao Parlamento Helénico, onde será recebido pelo seu presidente, Nikos Voutsis.

Membro do partido conservador Nova Democracia, Prokopios Pavlopoulos, de 67 anos, foi eleito pelo parlamento grego para um mandato de cinco anos que se iniciou em 13 de março de 2015, e esteve em Portugal em janeiro do ano passado, numa visita de Estado de dois dias. "Temos de trabalhar até todos podermos ser portugueses de primeira", disse Marcelo Rebelo de Sousa que, a participar no almoço solidário organizado pela Câmara Municipal, defendeu "um futuro mais igual, para que não haja uns que sejam do Portugal de primeira e outros de segunda, terceira, quarta ou quinta".

Na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa irá visitar um campo de refugiados em Tebas e um centro de apoio social a refugiados na capital da Grécia, onde se encontrará com voluntários portugueses.

Num comunicado divulgado na semana passada, a Presidência da República indicou como objetivos desta visita "reforçar os sólidos laços de amizade e cooperação" entre Portugal e a Grécia e "também transmitir um sinal político de apoio às autoridades gregas na gestão da crise migratória e de refugiados".

Segundo a presidência da República, durante esta visita de Estado estarão em cima da mesa "temas relevantes para ambos os países nos contextos europeu e multilateral".

Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou a Feira do Queijo da Serra da Estrela, organizada pelo município de Oliveira do Hospital, disse perante cerca de um milhar de pessoas que "mais do que ficarmos presos à memória do passado é olharmos para o presente e exigirmos mais no futuro".

Viajam também na comitiva do Presidente os deputados Amadeu Albergaria, do PSD, Sofia Araújo, do PS, Álvaro Castelo Branco, do CDS, Paulo Sá, do PCP, e José Manuel Pureza, do Bloco de Esquerda.

Notícias relacionadas: