Hubert de Givenchy falece aos 91 anos

Lionel Cironneau  AP

A atriz inspirou o seu primeiro perfume L'Interdit.

Foi também o look Givenchy que a ex primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy, adotou para os anos em que viveu na Casa Branca, seguindo um uniforme de vestidos shifts, chapéus pillbox e pumps de salto baixo. No entanto, a notícia do seu falecimento só hoje, dia 12, foi divulgada. Lenda da alta-costura, o estilista francês Hubert de Givenchy morreu aos 91 anos, depois de marcar o mundo da moda por meio século pela elegância de suas roupas e seus tubinhos pretos. "A sua obra continua a ser tão pertinente hoje como antes", acrescentou a empresa em comunicado.

A imagem de Givenchy encontrou reforço nos figurinos concebidos para cinema, nas décadas de 1950 e 1960, em filmes como 'Funny Face/Cinderela em Paris' e 'Charade', de Stanley Donen, 'Bom dia, Tristeza', de Otto Preminger, 'O Tesouro de África', de John Huston, 'Sabrina' e 'Ariane', de Billy Wilder, protagonizados por atrizes como Audrey Hepburn, em particular, mas também Jean Seberg e Deborah Kerr.

Hubert de Givenchy despediu-se do mundo da alta-costura em julho de 1995, apresentando em Paris a sua última coleção, depois de 43 anos de uma carreira dedicada à "elegância".

Inicialmente o jovem Givenchy estudou Direito, mas se contagiou pelo clima de liberação pós-Segunda Guerra Mundial e entrou na Escola de Belas Artes da capital francesa. Fundou sua marca homónima em 1952 e rapidamente recebeu o apelido "Le Grand Hubert".

Hubert de Givenchy nasceu em Beauvais, França, a 21 de fevereiro de 1927, no seio de uma família aristocrata. "Ele fará muita falta". O designer conheceu a actriz em 1953, no mesmo ano, em que em Nova Iorque, o designer conhece o seu ídolo, Cristóbal Balenciaga, de que se tornou amigo íntimo. Este dizia-lhe: "Para fazer um vestido simples, onde não há nada além de uma linha, isso é alta costura".

O senhor Givenchy referia-se si mesmo como um "eterno aprendiz", sempre buscando novas ideias e inspirações.

Notícias relacionadas: