Gabriel García Márquez: relembre o escritor que virou Doodle

D.A Press

O Google faz hoje homenagem ao escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, que completaria nesta data 91 anos.

O jornalista e escritor Gabriel García Márquez celebraria esta terça-feira 91 anos. Para celebrar o aniversário do autor dos clássicos Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, o Google decidiu criar um Doodle (logomarca comemorativa) em homenagem ao escritor latinoamericano.

A imagem traz ilustrações de Macondo, aldeia retratada na famosa obra de Márquez "Cem Anos de Solidão". A ilustração foi feita por Matthew Cruickshank. Quem acessa o Google neste 6 de março encontra na página inicial uma representação do povoado fictício de Macondo, palco das histórias de vários livros do autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Estudou Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, mas abandonou os estudos e dedicou-se ao jornalismo em 1948, no jornal El Universal. O escritor foit ambém correspondente na Europa, em Nova Iorque e, por fim, passou a morar no México.

A obra Cem Anos de Solidão, que se tornou no seu maior sucesso, foi inspirada na casa e na cidade onde o escritor cresceu com os avós. Por isso, ele ficou conhecido como um dos precursores e principais expoentes do chamado Realismo Mágico, movimento literário que introduz acontecimentos fantásticos ou absurdos em cenas realistas de maneira corriqueira. Márquez faleceu no dia 17 de abril de 2014, na Cidade do México, após ser internado com pneumonia enquanto tratava um câncer no sistema linfático.

Notícias relacionadas: