Em vias de completar 101 anos, Wilson Barbosa Martins falece na Capital

Ex-governador Wilson Barbosa Martins morre aos 100 anos

O ex-governador André Puccinelli destacou, durante as despedidas, que Wilson Martins foi uma grande liderança política do Estado e Carlos Marun afirmou que "Dr. Wilson é um orgulho para seus familiares e a todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele".

"O Governo do Estado vem trazer nosso abraço fraterno e a nossa gratidão por tudo o que o Dr. Wilson fez por MS", declarou a vice-governadora Rose Modesto, que esteve nesta tarde (13.02) no velório do ex-governador Wilson Barbosa Martins, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Ele estava sob cuidados médicos em casa.

O especial foi ao ar em julho do ano passado, quando o ex-governador completou 100 anos. Seu tio, Vespasiano Barbosa Martins, participou da revolução de 1930 e foi senador pelo antigo Mato Grosso, entre 1935 e 1937, e constituinte em 1946.

Wilson Barbosa Martins nasceu em 21 de junho de 1917, nos campos de Vacaria, hoje município de Rio Brilhante; formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, em 1939; ingressou na vida pública em 1943, quando secretário geral na prefeitura de Campo Grande, ano em que também se casa com a escritora e artista plástica Nelly Martins.

Ele era membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), onde ocupava a Cadeira nº 38 e autor do livro Memória - Janela da História, que conta sua trajetória política em Mato Grosso uno e Mato Grosso do Sul.

Eleito prefeito de Campo Grande na legenda da UDN em outubro de 1958, assumiu a prefeitura em janeiro do ano seguinte.

Para Puccinelli, o ex-governador deixa o legado de cidadão, chefe de família e político para Mato Grosso do Sul.

Nas eleições de novembro de 1982 foi eleito governador do estado de Mato Grosso do Sul na legenda do PMDB.

Na eleição de 1994, Wilson Martins foi eleito governador de Mato Grosso do Sul no primeiro turno. Wilson Martins passou o governo para Zeca do PT em 1º de janeiro de 1999.

Notícias relacionadas: