Barack Obama rodeado de flores em retrato oficial

Barack e Michelle Obama acabam de revelar as suas pinturas oficiais

Para além de terem sido os primeiros afro-americanos na Casa Branca, convidaram dois artistas também afro-americanos, que têm abordado a questão da raça nos seus trabalhos, para a tarefa.

Os retratos oficiais de Barack e Michelle Obama estarão disponíveis para apreciação do público a partir de hoje na National Portrait Gallery, em Washington.

Barack é retratado sentado numa cadeira de madeira que flutua num fundo de folhagens e flores densas, que não ofusca a aliança de casamento pintada na mão esquerda. A pintura de Michelle Obama mostra a ex-primeira-dama sentada com uma das mãos sob o queixo e a outra em volta do colo, enquanto veste um longo vestido decorado com desenhos geométricos.

A possibilidade de ser o primeiro artista negro a retratar o primeiro presidente americano negro. O retrato do 44.º presidente dos EUA foi pintado por Kehinde Wiley, residente em Brooklyn e conhecido pelas obras de cores vibrantes e grandes dimensões.

Barack Obama fez um discurso bem-humorado em que confessou ter tentado "negociar menos cabelo branco, mas a integridade artística de Kehinde não o permitiu". (...) Tentei o mesmo para ficar com as orelhas mais pequenas. Apesar de seguirem a tradição, os retratos do casal Obama são tudo menos convencionais.

Mas havia alguma expectativa em relação ao retrato oficial de Barack e Michelle Obama. A próxima morada das pinturas será a Galeria Nacional de Washington, na baixa da capital.

Outros retratos foram adquiridos como presentes, comprados em leilões ou através de outros meios.

Notícias relacionadas: