Presidente Al-Sisi anuncia candidatura

- O presidente do Egito, Abdel Fatah al Sisi, anunciou oficialmente sua intenção de tentar a reeleição, na disputa prevista para março, e assim seguir no comando do país, que governou com punho de ferro nos últimos anos.

"Vou anunciar com toda a honestidade e transparência, e espero que vocês aceitem, a minha candidatura para o cargo de Presidente da República", disse, durante um discurso em que destacou as conquistas efetuadas pela sua presidência.

Embora ele até o momento não tinha anunciado sua intenção de concorre as eleições, fotos de Al Sisi com lemas a favor da repetição do mandato podiam ser vistas em diversos lugares da capital, inclusive com o apoio de deputados parlamentares, apesar da campanha eleitoral ainda ter iniciado.

Para participar nas eleições presidenciais, os candidatos precisam do apoio de pelo menos 20 parlamentares ou 25 mil assinaturas de cidadãos com direito a voto residentes em pelo menos 15 províncias egípcias, com um mínimo de mil assinaturas por cada região.

O país irá às urnas entre 26 e 28 de março de 2018, com possibilidade de um segundo turno entre 24 e 26 de abril. Um ano antes, quando ainda era chefe das Forças Armadas, destituiu o islamista Mohamed Morsi, o primeiro presidente democraticamente eleito no Egito, e logo deu início a uma repressão violenta contra centenas de partidários. Em junho de 2014, ele venceu as eleições presidenciais com quase 97% dos votos.

Notícias relacionadas: