Uberabenses podem receber alerta de temporal por SMS

Serviço de alerta de desastres naturais será oferecido via SMS

Agora moradores de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul poderão receber alertas de desastres naturais por meio de SMS, a partir de segunda -feira (15/01). As pessoas que se cadastrarem no sistema pelo celular recebem os alertas gratuitamente, pois o custo do envio das mensagens ficará a cargo das prestadoras. De acordo com a agência, o serviço poderá ser cancelado pelo cidadão quando ele quiser. Até o momento cerca de 1.775 alertas já foram enviados e 24.851.355 mensagens de texto, segundo a agência. Além disso, também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. O primeiro SMS do sistema foi enviado para cerca de 400 moradores do município de Ponte Serrada, em Santa Catarina, ainda na fase piloto. E desde outubro, todos os moradores dos estados do Paraná e de Santa Catarina podem cadastrar as linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS. No Estado, 20 municípios estão sendo monitorados por conta das fortes chuvas, estando 16 deles sob decreto de situação de emergência. Em 18 de dezembro o serviço começou a ser oferecido no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em fevereiro, o Distrito Federal, o Mato Grosso e o Tocantins também passam a receber os avisos.

O serviço será disponibilizado para todo o país até 19 de março.

Para ter acesso ao serviço gratuito, basta responder ao SMS que deverá ser enviado pelas operadoras de telefonia contendo a seguinte mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de áreas de riscos. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse".

Os usuários serão informados que o aparelho estará disponível para receber alertas da Defesa Civil, como inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamento de terra, entre outros.

Notícias relacionadas: