Nvidia fecha parceria com Volkswagen, Uber e Baidu em carros autônomos

Projeto da Kombi autônoma da Volkswagem

O presidente da Nvidia, Jensen Huang, disse na conferência de tecnologia CES, em Las Vegas, que a frota de carros autônomos do Uber estava usando sua tecnologia, que ajuda os carros sem motoristas a perceberem o mundo a volta e tomarem decisões em frações de segundo. Uma destas companhia é o Uber, que conta com acesso a tecnologia desde o ano de 2016.

Nvidia revelou na CES que está a trabalhar com a Uber e Volkswagen em carros autónomos.

O resultado esperado dessa parceria com entre a Nvidia e a Volkswagen é criar novas tecnologias e sistemas de inteligência artificial para uma linha futura de carros que deverá ser lançada pela montadora alemã. Atualmente, a companhia já tem uma parceria com a fabricante de carros Tesla e com a empresa chinesa de tecnologia Baidu. Outras companhias que também são parceiras da Nvidia são a Baidu e também a alemã ZF.

A Nvidia acrescentou que os primeiros processadores Xavier seriam entregues aos clientes neste trimestre.

Além de ser capaz de realizar 30 trilhões de operações por segundo e de consumir apenas 30 watts de energia, o chip tem como principal característica a capacidade de deep learning e visão computacional, que permitirá ao veículo, por exemplo, realizar múltiplos cálculos simultâneos para identificar o caminho que está seguindo, seus arredores e os outros veículos na pista - tudo, é claro, em tempo real. A empresa pretende desenvolver uma plataforma para esses veículos em conjunto com a startup Aurora, que foi fundada pelo antigo diretor de carros autônomos do Google, Chris Urmson.

Notícias relacionadas: