Ibuprofeno pode causar infertilidade masculina — Estudo

Este medicamento pode aumentar o risco de infertilidade nos homens

A toma de ibuprofeno pode ter um impacto negativo nos testículos de homens jovens, de acordo com um estudo publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of f the National Academy of Sciences.

Este novo estudo, divulgado pela CNN, é uma continuação da pesquisa que começou com mulheres grávidas, explicou Bernard Jégou, co-autor e diretor do Instituto francês de Pesquisa em Saúde Ambiental e Ocupacional. Segundo os cientistas, a aspirina e o paracetamol tomados durante a gravidez podem afectar os testículos de bebés ainda na barriga da mãe.

Isso se daria porque, como os testículos segregam testosterona, o principal hormônio sexual masculino, os três medicamentos seriam capazes de afetar essa produção hormonal, conforme esclarece David M. Kristensen, coautor do estudo e pesquisador do Hospital Universitário de Copenhaguen, na Dinamarca.

No estudo, no qual participaram 31 homens, com idades entre os 18 e os 35 anos, os investigadores, de origem francesa e dinamarquesa concluíram que a administração de ibuprofeno, um anti-inflamatório não esteroide, alterava o sistema endócrino e resultava no desenvolvimento de um problema frequente nos idosos que pode levar, e entre outras coisas, à infertilidade.

A pesquisa soma-se ao corpo de evidências que alertam para os riscos do uso abusivo de analgésicos e anti-inflamatórios. Destes, 14 receberam uma dose diária de ibuprofeno, equivalente a 600 mg, duas vezes por dia - vale dizer que 1200 mg por dia é o limite recomendado pela bula do remédio. Outros problemas constatados foram a disfunção erétil, depressão e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC). Os demais 17 voluntários ingeriram um placebo.

Nos homens que tomaram o Ibuprofeno, os pesquisadores constataram que acontece uma bagunça com os hormônios masculinos, como a redução no nível de testosterona, o que significa um sinal de disfunção nos testículos. Contudo, os cientistas não sabem ainda se os efeitos do uso a longo prazo do ibuprofeno são reversíveis.

Notícias relacionadas: