Cerca de 3 mil voos são cancelados por fortes nevascas nos EUA

Lucas Jackson- Reuters

A American Airlines cancelou 775 voos nesta quinta (4) enquanto a Delta teve mais de 400 voos cancelados. Outra importante aérea, a Delta, informou o cancelamento de mais de 400 voos, sobretudo no JFK, La Guardia e Boston. Nos três maiores aeroportos de Nova York e no Logan Internacional de Boston, até três de cada quatro voos foram cancelados, de acordo com o serviço de monitoramento FlightAware.com.

As autoridades declararam estado de emergência na cidade de Nova York e regiões próximas.

Esperamos temperaturas gélidas durante a noite, o que pode complicar a situação (.) Isso será um desafio, advertiu o governador Andrew Cuomo.

"Não é uma tempestade de neve normal, é uma tempestade de neve mais ventos de grande velocidade, que criam uma situação grave", afirmou Cuomo em entrevista coletiva para dar informação atualizada sobre a situação. A zona mais fustigada pela neve é o condado de Suffolk, Long Island, onde o autarca local, Steve Bellone, qualificou a tempestade como "muito perigosa".

Em Nova York, Boston, Filadélfia e Washington, as escolhas fecharam por precaução. Depois de 5ºC negativos durante o dia de quinta-feira, a temperatura deve aproximar-se dos 13ºC negativos na noite de quinta para sexta-feira em Nova York e permanecer glacial até ao final de semana em todo o nordeste dos EUA.

Depois de as praias da Florida terem recebido esta semana os seus primeiros flocos de neve em mais de 30 anos, três pessoas morreram quinta-feira num acidente devido ao gelo no Estado da Carolina do Sul.

As iguanas, como todos os répteis, são animais de sangue frio de modo que ficam imóveis quando a temperatura cai.

"Não é costume ouvir os meteorologistas referirem-se a ventos glaciais durante tempestades de neve" para a região, sublinhou o governador do Massachusetts, Charlie Baker.

Nova Iorque está em estado de emergência por conta do mau tempo.

"Esta tempestade pode provocar ventos fortes e prejudiciais, que podem derrubar árvores e provocar cortes de energia", em resultado da queda dos postes de transmissão, avisou o Serviço Meteorológico.

O apelido do ciclone se deve a um processo conhecido como bombogenêsis, no qual um sistema climático experimenta uma queda acentuada na pressão atmosférica e se intensifica rapidamente, com condições de nevasca combinadas com ventos com força de furacão.

Notícias relacionadas: