CRLV digital deve chegar em breve, afirma Contran

Documento de carro terá versão digital para ser usada no celular

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou hoje (13) que está trabalhando na criação de uma versão digital para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, igualmente conhecido como CRLV. Uma versão de demonstração da CNH-e já está disponível para smartphones Android. Noutras palavras, o CRLVe só será expedido após o pagamento de todas as multas, encargos e tributos relacionados ao veículo.

Os Detrans terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecerem a opção do CRLVe aos proprietários de veículos de todo o país. Os condutores poderão optar pelo porte do documento impresso ou do documento eletrônico.

"Esta aprovação é mais um passo do Sistema Nacional de Trânsito no sentido de oferecer à sociedade a possibilidade de utilização de documentos eletrônicos, assim como já fizemos com a Carteira Nacional de Habilitação, que traz mais segurança e facilidade para todos, pois o celular já está integrado à vida de grande parte dos brasileiros", disse o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O protótipo do novo CRLV está sendo desenvolvido pelo Denatran, juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e deverá ser apresentado em breve.

Sobre possíveis taxas para a expedição do CRLVe, o Denatran adiantou apenas que caberá a cada órgão de trânsito se haverá cobrança e valores a serem praticados, assim como acontece com a CNH-e.

Os departamentos responsáveis terão 180 dias a partir da publicação da resolução para atualizar as suas bases de dados junto ao Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam) para fornecer informações como tributos e multas não pagas.

Notícias relacionadas: