Costa está no top ten das personalidades que vão marcar 2018

Costa é uma das 10 personalidades mais influentes, diz Politico

António Costa está a "moldar, agitar e fazer mexer a Europa".

O jornal norte-americano Politico reuniu um conjunto de 28 personalidades a seguir no próximo ano.

O primeiro-ministro português aparece na nona posição porque segundo o Politico, "é uma coisa rara na Europa de hoje: um socialista de sucesso". O primeiro-ministro português surge em nono lugar.

"Ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de 'mudar a página da austeridade'".

Embora o Politico ressalve a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, refere, por outro lado, que o primeiro-ministro português perdeu popularidade com as críticas face à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande. "Ele teve a capacidade extraordinária de conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro", escreve a publicação.

É também recordado que no próximo ano, "Costa terá de continuar a sua ação de equilíbrio económico, enfrentar um novo líder da oposição e usar as suas habilidades políticas para gerir um relacionamento complicado com os dois partidos de extrema-esquerda que apoiam o seu governo minoritário", sublinhando que o objetivo do primeiro-ministro é "garantir uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, previstas para 2019". Segue-se Michael Gove, o ministro britânico do ambiente e um dos mentores do brexit, e Muriel Pénicaud, a ministra do Trabalho de França e um dos nomes fortes do governo de Emmanuel Macron.

Notícias relacionadas: