06/12 | 14:55 - Governo confirma nova CNH, com chip, para 2019

Carteira de habilitação vai virar cartão com chip e poderá ser usada para fazer pagamentos; Confira

Até 2019, a CNH vai ganhar um novo formato: ela deixará de ser emitida em papel para ser um cartão plástico com microchip, anunciou o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) nesta terça-feira (5).

Ministério das CidadesFrente e verso da nova Carteira Nacional de Habilitação.

O documento terá novo layout e será definido por norma a ser publicada ainda nesta semana, segundo informações do Ministério das Cidades.

A mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, prazo final para que os Detrans de cada estado consigam adequar os procedimentos do novo modelo de CNH.

De acordo com o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida tem como objetivo reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de poder ser integrado a outros países.

Com o chip, há possibilidade de inserção de dados e informações relativos aos condutores.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que fará o controle do acesso aos dados gravados no chip, não há risco de leitura de dados sigilosos do condutor.

A nova CNH em cartão inteligente será equipada com um chip sem contato, de protocolo aberto e não proprietário, independente de software e hardware, tecnologia de leitura de dados presente nos smartphones.

A novidade possibilitará ainda no futuro ser usada para outras utilidades, como pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação biométrica, com cadastro das digitais no chip que permitirá validar a identidade em bancos, serviços públicos, entre outros. Ela amplia as possibilidades de utilização dos documentos, a consulta e verificação de inúmeros dados.

Notícias relacionadas: