A terceira Super Lua de 2017 chega este domingo

Arquivo pessoal

A melhor altura para ver a Super Lua é quando ela nasce - o que aconteceu este domingo em Portugal por volta das 17h35 em Lisboa, 17h27 no Porto e 18h29 no Funchal, por exemplo -, já que nessa altura está mais próxima do horizonte. Se a meteorologia for favorável e não existirem nuvens a obstruir a vista, o ideal é olhar-se para o horizonte na direcção Nordeste.

Mesmo que o domingo seja de Lua cheia, e o astro deve aparecer cerca de 7% maior do que o normal no céu noturno. Ocorre no domingo, quando o satélite da Terra se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância inferior a 110% do perigeu da sua órbita, explica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). O fenômeno, que decorre da máxima aproximação da Lua em relação ao nosso planeta, chegará a seu ápice, ou seja, a 357 mil km da Terra, por volta das 23h50.

Ver todas
Ver todas

No entanto, se não conseguir ver, não desespere porque o ano começa com outra Super Lua. No ano passado, a 14 de Novembro, o céu foi preenchido por uma super-Lua como já não se via há 68 anos. Teremos quase 12 horas de super Lua. A Lua cheia poderá ser observada mais brilhante e maior durante toda a noite e a madrugada. "O próprio conceito de uma super-Lua é uma vergonha para tudo o resto que tem super no nome: supernova, supercolisor, super-homem, Super Mario Brothers", disse em tom de brincadeira.

Notícias relacionadas: