Dezembro Laranja promove conscientização e prevenção ao câncer de pele

Dezembro laranja: BH terá dia de atendimentos gratuitos contra o câncer de pele

Dezembro é o mês de conscientização do câncer de pele, e como forma de alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciará a Campanha do Dezembro Laranja. Os voluntários vão atendimento gratuito para esclarecimento e aconselhamento sobre a importância de adotar medidas preventivas ao câncer da pele.

Dados do INCA revelam que o câncer da pele corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele. Entre essas ações está o Dia Nacional de Atendimento realizado sempre nas proximidades do verão.

Quando? 2 de dezembro, sábado.

O médico salienta que somente o exame clínico realizado por um profissional especializado ou a biópsia podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante atentar-se aos seguintes sintomas: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, de tonalidade avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento. Essa atitude preventiva e responsável deve ser diária.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH), participa do mutirão contra o Câncer da Pele, neste sábado (2), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 7h30 às 11h.

A campanha é uma parceria entre Sociedade Brasileira de Dermatologia, Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e a Unidade de Gestão em Promoção da Saúde (UGPS). O evento é aberto à comunidade em geral, por ordem de chegada.

Notícias relacionadas: