Novo aplicativo para Android controla o consumo de dados

Datally aplicativo que controla consumo de internet móvel em smartphones

O Google tem um novo aplicativo para quem quer controlar o consumo de dados no smartphone. Você pode restringir o consumo de dados móveis em plano de fundo, por exemplo, evitando que algum serviço gaste silenciosamente seu pacote. Ainda não se sabe se o aplicativo ficará disponível para iOS. O recurso Economia de dados ajuda a economizar até 30% de dados.

Em evento que reuniu jornalistas no escritório do Google, em São Paulo, nessa quarta-feira (29), Fabian Schlup, engenheiro de software da companhia, lembra que muitos usuários sabendo dessas limitações preferem até mesmo colocar os aparelhos em modo avião para depois habilitá-los quando melhor convier.

Como funciona. Basicamente, o Datally tem três funções diferentes.

Controle de dados: Com essa funcionalidade ativada, quando o usuário estiver em um aplicativo ou site, uma bolha aparecerá na tela com o consumo de dados em tempo real, além de oferecer a opção de determinar, facilmente, quanto de dados vai para cada aplicativo, como se fosse um velocímetro para dados móveis.

Encontrar Wi-Fi: Há também momentos em que os usuários querem usar mais dados do que eles têm, inicialmente, em seus planos móveis - o Wi-Fi público pode ser uma boa opção para o acesso em banda larga. O resultado final depende da maneira como o configurou o aplicativo.

Por fim, a ferramenta apresenta a função de encontrar redes de Wi-Fi próximas, avaliadas pela comunidade de usuários do Datally, com base em sua própria experiência.

Para Fábio Coelho, presidente do Google, o Datally é apenas um dos passos que a empresa quer tomar, nos próximos meses, para ajudar o próximo "bilhão de usuários de internet", termo que a empresa utiliza para se referir a pessoas que devem se conectar à rede pela primeira vez nos próximos anos, normalmente a partir de países em desenvolvimento e usando o smartphone. "Queremos ajudar os grotões do Brasil".

Notícias relacionadas: