Chinesa Tencent ultrapassa Facebook em valor de mercado

Mascots da We Chat são vistos dentro de escritório da Tencent em Guangzhou China

A Tencent alcançou esta segunda-feira uma capitalização em bolsa de 500 mil milhões de dólares (424 mil milhões de euros aproximadamente), tornando-se na primeira empresa chinesa a "ombrear" com a elite empresarial norte-americana.

O Facebook vale, na tarde desta terça, US$ 526 bilhões.

A Tencent recentemente transformou seu aplicativo de mensagens instantâneas, o WeChat, em um produto diversificado, chegando a lançar um recurso para que os usuários pesquisassem outros apps dentro da plataforma, facilitando a vida de todo mundo.

Em um mercado onde o acesso de gigantes como Google e Facebook é restrito por imposição do governo, a Tencent se destaca ao oferecer aos chineses serviços substitutos aos utilizados globalmente.

Os resultados também têm sido impulsionandos pela aplicação WeChat, que tem 980 milhões de utilizadores ativos mensais, e pelo Tencent Video, equivalente ao YouTube, que é já o serviço de transmissão com maior base de assinantes na China.

A Tencent também ganha dinheiro com jogos online. A Tencent possui títulos como o Honour of Kings, um jogo de fantasia que tem mais de 80 milhões de utilizadores. "Desde que a empresa seja capaz de entregar com seus ganhos, ainda valerá a pena deter os papéis, apesar do atual alto nível (do preço)", avaliou Steven Leung, diretor de vendas no UOB Kay Hian, em entrevista à agência Reuters.

Notícias relacionadas: