Pagamentos por aproximação se popularizam cada vez mais no Brasil

Cartões Ourocard que usam a bandeira Visa já podem ser habilitados para pagamentos por aproximação

O Google anunciou oficialmente nesta terça-feira (14) o lançamento do serviço de pagamentos móveis Android Pay no Brasil.

Lançado originalmente em setembro de 2015 nos EUA, o Android Pay permite que o usuário realize pagamentos com seu cartão de crédito e/ou débito diretamente pelo smartphone, sem precisar do cartão físico de plástico.

O Android Pay foi lançado em 2015 nos Estados Unidos como resposta ao recurso da Apple, que surgiu em 2014, e está presente em 17 países, contando o Brasil.

Entre os maiores bancos do país, Itaú, Santander e Bradesco ainda não suportarão o sistema - o Bradesco, no entanto, tem previsão de adotá-lo "em breve".

"O Android Pay é mais uma iniciativa para incertivarmos os meios de pagamentos eletrônicos", diz Rogério Panca, diretor de meios de pagamento do Banco do Brasil. "Hoje, a pessoa começa buscando informações por um produto na internet, e agora, ela pode fazer o seu pagamento de forma digital", disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, durante o evento de lançamento do serviço, realizada nesta terça-feira em São Paulo. Entre os parceiros estão redes como Casa Pilão, Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Droga Raia, Drogasil, Dzarm, Hering, Ipiranga, Kalunga, PUC, Rei do Mate, Sony, Motorola e LG. A bandeira Visa já suporta o sistema. O sistema utiliza a tecnologia NFC embarcada, que usa códigos diferentes para cada transação para proteger o número e dados do cartão salvo. A comunicação entre a máquina e o software acontece por intermédio de um número de conta virtual, que segundo a companhia é bloqueável em caso de roubo ou perda do celular, sendo totalmente seguro contra fraudes.

Para usar a tecnologia, é necessário ter um celular com suporte ao Near Field Communication (NFC), baixar o Android Pay em um dispositivo Android com a versão KitKat (4.4) ou superior e cadastrar o cartão. Basta aproximar o smartphone do terminal habilitado para pagamento por proximidade e desbloquear o smartphone, com a confirmação aparecendo rapidamente na tela. Com isso, usuários de smartphones Android já podem utilizar os seus smartphones para efetuar pagamentos, tanto em lojas físicas como em lojas online.

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Notícias relacionadas: