Inédito: Bombeiros Profissionais e Voluntários Unem-se em Federação

Numa nota divulgada esta segunda-feira, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários sublinham que criam a federação "para defender os bombeiros portugueses, e ter assento e representação em todos os órgãos de decisão política e legislativa em matéria de bombeiros".

A Federação Nacional de Bombeiros Portugueses (FNBP) é hoje apresentada em conferência de imprensa e junta a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV).

Segundo as duas associações, os bombeiros profissionais e voluntários decidiram criar uma federação para lutar pelos direitos dos bombeiros em conjunto, bem como os representar e "ocupar o espaço que legitimamente" pertence a esta classe.

Em declarações à TSF, o presidente da APBV, Rui Moreira da Silva, considera que a representação dos bombeiros não deve ficar nas mãos da Liga dos Bombeiros Portugueses.

"O setor precisa, neste momento, de ter uma voz que os represente, que seja portadora do estado de alma que nos últimos tempos se instalou nos bombeiros, sejam eles profissionais ou voluntários", afirmou Rui Moreira da Silva. Os bombeiros que integram as corporações não estão representados na Liga, que, no entanto, gere o Fundo de Protecção Social do Bombeiro. "E parece-me também um casamento mal alinhavado, que não tem a representatividade que demonstre que tem qualquer futuro", acrescentou o presidente da Liga dos Bombeiros.

Notícias relacionadas: