Parque da Chapada dos Veadeiros continua fechado após incêndio

Incêndio não atinge área de visitação

Por causa do fogo, a visitação foi suspensa nesta quinta-feira (12).

Os incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiram aproximadamente sete pontos da unidade de conservação e seus arredores: na região do Salto; proximidades do aeroporto; porção norte do parque (próximo a Teresina de Goiás), e no sudeste de Alto Paraíso estão em combate ou em vias de controle, mas ainda podem oferecer risco. Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra a região, o parque poderá ser reaberto na sexta (13), caso as chamas sejam debeladas.

A temperatura em Alto Paraíso chega a máxima de 37 graus Celsius (ºC). Cerca de 50 brigadistas também atuaram em terra no para evitar o incêndio. Não há previsão de chuvas. Ainda segundo o gerente do Parque, a reabertura do local vai depender de uma reavaliação das áreas atingidas pelo incêndio.

Ainda de acordo com o órgão, vários atrativos fora do parque não foram afetados e estarão abertos durante todo o feriado prolongado.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.6114 ha do Cerrado. A área possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural, em 2001, pela Unesco. Ainda não há informações sobre a extensão total da área atingida, mas a corporação trabalha para controlar o incêndio antes que ele chegue à área de visitação da reserva.

Notícias relacionadas: