Reino Unido reduz nível de alerta terrorista em Londres

Vários feridos em “incidente” em estação de metrô de Londres

Londres, 17 set (Lusa) - O Reino Unido reduziu hoje de "crítico" para "grave" o nível de alerta terrorista, após a detenção de dois homens presumivelmente relacionados com a explosão de sexta-feira no metro de Londres, anunciou o Governo.

O nível de alerta 'severo', o segundo mais alto, implica que o perigo de atentado deixou de ser provável.

Nível de alerta de segurança no Reino Unido continua "crítico$escape.getQuote ().A polícia britânica prendeu neste sábado (16/09) um jovem de 18 anos, na esteira da investigação sobre o atentado a bomba que deixou ao menos 29 feridos na estação de metrô Parsons Green, na manhã de sexta-feira na capital britânica". A estação fica na District line, que leva ao bairro de Wimbledon, onde é realizado o torneio de tênis mais importante do mundo.

O segundo suspeito do atentado foi detido às 23h50 de sábado, em Hounslow, Londres.

O comissário adjunto da polícia metropolitana de Londres, Mark Rowley, informou que a explosão no metrô da cidade pela manhã foi causada por um equipamento caseiro improvisado.

As autoridades, responsávei pelo combate ao terrorismo, solicitaram o uso das forças armadas para complementar os recursos policiais. O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), o que ainda não foi confirmado pelas autoridades britânicas.

May explicou que a medida é "proporcional" e permitirá a disponibilização de soldados para ajudar a polícia a reforçar a segurança no país, especialmente na rede de transporte. A explosão havia obrigado as autoridades a fechar a estação.

Notícias relacionadas: