Veja no calendário: Caixa paga PIS 2017/2018 nesta semana

Confira o calendário do Pis Calendário Pasep Tabela Pasep 2017-2018

Os trabalhadores nascidos no mês de setembro recebem o pagamento do Abono Salarial do PIS/Pasep a partir desta quinta-feira (14). No país são cerca de 24,12 milhões de trabalhadores e servidores que receberão os recursos. Tem direito ao abono ano-base 2016 quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês no ano passado e teve remuneração média de até dois salários mínimos. Também é necessário e estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os servidores públicos, devem ir a uma agência do Banco do Brasil para receber o benefício. Até o final de agosto, 3,6 milhões de trabalhadores tinham sacado o benefício, o que corresponde a 14.85% do total.

O pagamento do abono salarial calendário PIS 2017/2018 para os trabalhadores brasileiros já começou a ser pago pela Caixa Econômica Federal. Os valores liberados pelo Ministério do Trabalho são referentes ao ano-base 2016. Quem trabalhou dois meses receberá 2/12 e assim por diante. Só receberá o valor integral de 937,00 reais quem trabalhou os 12 meses do ano interior. Quem trabalhou apenas um mês, receberá 1/12 dessa quantia.

De acordo com o Ministério do Planejamento, a Caixa, responsável pelo pagamento do PIS, e o Banco do Brasil, que fará o pagamento do Pasep, estão preparando "sites específicos para esclarecer dúvidas e reforçam seus canais de atendimento e agências para receber a demanda". Se não tiver o Cartão do Cidadão, terá como receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. De forma similar ao saque das contas inativas do FGTS, a retirada do dinheiro será pela data de aniversário.

Dados da Caixa Econômica mostram que em junho de 2016 o saldo médio por cotista era de R$ 1.187. Mas, segundo estimativa do governo, a maioria dos beneficiários do programa tem, ao menos, R$ 750 a ser resgatado. Antes a pessoa só poderia sacar o dinheiro do programa aos 70 anos.

Notícias relacionadas: