Pós-Irma: turistas e moradores lotam a Disney, ainda sem energia

Uma árvore caiu na varanda da casa de Kênnio Silva

O condado que sofreu mais cortes no fornecimento de energia elétrica foi o de Monroe, onde fica Cayos e uma parte da costa do sudoeste, com 83% dos clientes 'às escuras'.

Outro dos condados afetados é Miami-Dade, o mais povoado da Flórida, com quase meio milhão de imóveis a escuras, 42% do total.

Robert Gould, vice-presidente de uma das elétricas do estado, a Florida Power & Lights, declarou à televisão ABC News que a reparação das linhas de nas zonas afetadas provavelmente "irá levar semanas".

"Esta vai ser uma restauração muito longa, poder-se-á dizer que a mais longa e complexa da história dos Estados Unidos", realçou.

Tinha depois reduzido de intensidade, descendo para a categoria 3, mas voltou à categoria 4 (numa escala de 5) ao aproximar-se da Florida.

Os parques temáticos da Disney e da Universal, na Flórida, que fecharam durante o final de semana por conta da passagem do furacão Irma, reabriram nesta terça-feira (12) suas portas, após a realização de tarefas de limpeza e comprovação de que não houve danos relevantes.

Varanda da casa antes e depois da passagem do furacão
Varanda da casa antes e depois da passagem do furacão

Segundo o mais recente balanço oficial, o Irma fez três mortes na Florida, mas teme-se que o número de vítimas aumente à medida que as condições meteorológicas forem permitindo maior acesso por parte das equipas de salvamento e resgate.

"Sei que muita gente em todo o mundo quer ajudar".

O chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema) informou que autoridades norte-americanas estão preparando uma resposta massiva para o furacão Irma, que deve atingir a Flórida no sábado.

O "muro do olho" do furacão, onde os ventos são mais fortes, tocou a ponta sul do arquipélago das Keys, indicou o Centro de Furacões norte-americano num comunicado às 11:00 TMG.

Os ventos máximos registrados pelo Irma caíram para 168 Km/h, o que a deixa ainda na classificação de tempestade categoria 2, e ainda pode causar danos significativos.

Descarregue a nossa App gratuita.

Notícias relacionadas: