O Irma atinge a Florida, onde os ventos impedem serviços de emergência

O porto inundado durante o furacão Irma na parte francesa da ilha de São Martinho

O Irma, qualificado pela Organização Mundial de Meteorologia como o furacão mais forte de sempre no Atlântico, voltou a enfraquecer nas últimas horas e está agora classificado como depressão tropical, avançando na direção noroeste.

Os dados relativos ao número de pessoas retiradas de suas casas e à operação de evacuação levadas a cabo mostram que o Irma foi responsável pela retirada de mais de 5.000 pessoas das ilhas das Caraíbas e de mais de seis milhões no estado da Florida.

As pessoas no caminho do Irma nunca passaram por uma tempestade tão forte, e o furacão pode reescrever a história das ilhas que experimentaram o golpe direto.

Sem precedentes foi também o tamanho da tempestade.

Pelas 5h da manhã desta segunda-feira, hora de Lisboa, o centro do furacão estava situado a cerca de 20 quilómetros de distância de Lakeland, próxima da baía de Tampa, onde vivem cerca de três milhões de pessoas.

Fazem-se, então, contas aos prejuízos e, apesar de os números não pararem de aumentar, as estimativas apontam para que aquela que se previa ser a tempestade mais cara de que há registo nos Estados Unidos ter, na realidade, causado uma onda menor de destruição do que a esperada. Este verão, este país enfrentou o furacão Harvey, que atingiu o Texas e a Luisiana no final de agosto e matou 71 pessoas, e está agora a tentar sobreviver ao Irma.

O vídeo dura apenas alguns segundos, porém fica visível a força do furacão e o risco que sofreu o repórter americano, na tentativa de passar as melhores informações para a população. Nesta área, o furacão deixou devastação e ainda a ameaça de ocorrência de ondas perigosas.

O furacão pode mesmo intensificar-se, mas a sua categoria não é o mais importante.

Mesmo assim, o Irma deixou sem eletricidade quase 3,5 milhões de clientes na Florida, ou seja, mais de um terço do total (34,74%), após ter tocado terra no domingo em Cayos, no extremo sul daquele estado norte-americano.

Notícias relacionadas: