Facebook é multado em R$ 4,5 milhões por desrespeitar privacidade de usuários

Espanha multa Facebook em 1,2 milhões por guardar dados sem autorização

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) disse nesta segunda-feira que multou o Facebook em 1,2 milhão de euros (1,4 milhão de dólares) por coletar informações pessoais de usuários na Espanha que poderiam ser usados para publicidade.

A multa tem por objetivo penalizar as irregularidades levadas a cabo no mercado espanhol, mas decorre de investigações similares que têm sido levadas a cabo na Bélgica, França, Alemanha e Holanda.

"A agência declara a existência de duas infrações graves e uma muito grave da Lei de Proteção de Dados e impõe ao Facebook uma multa total de 1,2 milhão de euros", afirmou a agência em comunicação.

"O Facebook não informa os utilizadores de forma exaustiva e clara sobre os dados que recolhe e os tratamentos realizados com os próprios; limita-se a dar alguns exemplos", escreve a agência.

A agência sustentou que a plataforma não remove os dados pessoais dos usuários mesmo quando os internautas solicitam. A Autoridade de Proteção aos Dados da Espanha (APD) disse que a rede social usa "termos genéricos e pouco claros" para explicar o que faz com as informações que coleta dos usuários.

Em nota ao site "The Next Web", a rede social afirma que discorda respeitosamente da decisão e que leva a sério as questões de privacidade dos usuários na plataforma. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters.

"Como nós deixamos claro para (a AEPD), os usuários escolhem as informações que querem adicionar ao seu perfil e compartilham com outras pessoas, como a religião".

Além da monitorização de utilizadores da maior das redes sociais, a Facebook também recolhe informação de utilizadores que não estão registados na rede social.

Além disto, diz a agência, "os utilizadores não são informadas se a informação será tratada através do uso de cookies quando navegam por páginas exteriores ao Facebook e que contêm o botão 'Gosto'".

Notícias relacionadas: