Google anuncia o fim do app do Drive para computador

Com o Drive File Steam e o Backup and Sync, cliente do Google Drive para desktops deixará de existir

Dependendo de se voce é um usuário corporativo ou absoluto, ele irá renascer na forma de um dois novos apps: Backup and Sync, para consumidores finais, ou Drive File Stream, para empresas.

Vale notar que o Google não parece estar fazendo nenhuma mudança no serviço do Drive em si, apenas nos apps. Essa lista de dispositivos inclui aparelhos Android, iPhones e iPads - cujos apps móveis do Drive aparentemente continuarão iguais.

A partir de outubro, usuários do antigo cliente do Google Drive começarão a ver mensagens no PC ou Mac dizendo que o programa deixará de funcionar. A partir deste momento, os consumidores terão de usar o Backup and Sync. O Drive File Stream está em testes desde março, e será liberado para todos os clientes do G Suite em 26 de setembro.

Com o Drive File Steam e o Backup and Sync, cliente do Google Drive para desktops deixará de existir
Google Drive e Fotos para Macs e PCs serão descontinuados até março de 2018

A Google lançou ainda a aplicação destinada ao mercado empresarial Drive File Stream que integra ferramentas que ajudam utilizadores empresariais a extraír o máximo de rendimento do sistema de armazenamento na nuvem que a empresa oferece. Se você quiser fazer backup das suas fotos e vídeos, irá usar o Backup and Sync.

Você não precisa escolher as pastas que serão sincronizadas: o Google usa um "cache inteligente" para prever quais arquivos devem ser baixados. "Com o Drive File Team as pessoas vão passar menos à espera que os ficheiros sincronizem, não vão ter preocupações sobre o espaço restante no disco, e vão poder ser mais produtivas", explica a equipa do Google.

Notícias relacionadas: