Smartphones: Huawei passa Apple e já é segunda maior fabricante

Huawei Samsung Apple Smartphones

A Huawei almeja liderar o mercado global de smartphones até 2020.

Segundo dados da Counterpoint Research, a Huawei conquistou, pela primeira vez em sua história, o segundo lugar em vendas e fatia de mercado no segmento de smartphones, superando a Maçã e ficando atrás da Samsung.

Com isso, a Huawei está atrás apenas da Samsung em número total de unidades vendidas, refletindo um investimento pesado da companhia em pesquisa e desenvolvimento, e também em marketing, o que inclui casos como o celular da KFC. A tendência, no entanto, é que a situação seja revertida com o relatório de setembro devido ao lançamento de uma nova geração de iPhones, o que deve causar um impulso em vendas.

Os pesquisadores da Counterpoint também observam que a Huawei tem uma presença fraca nos mercados do sul da Ásia, da Índia e da América do Norte, que "limita o potencial da Huawei para o próximo a médio prazo para assumir uma posição de segundo lugar sustentável atrás da Samsung".

Apesar da perda da segunda posição, a Apple não tem muito com o que se preocupar.

Da última vez em que falamos aqui sobre o desempenho das fabricantes no disputadíssimo mercado de smartphones, em fevereiro, a Apple tinha o que comemorar: por uma pequena margem, ela conseguiu superar a Samsung e ser nomeada a empresa que mais despachou telefones inteligentes no último trimestre de 2016.

Notícias relacionadas: