Receita libera consulta a quarto lote de restituição do Imposto de Renda

Imposto de Renda

A partir desta sexta-feira (08), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano vai ser liberada às 9 horas.

As consultas poderão ser iniciadas exatamente às 9h do dia 8 de setembro, sexta-feira, um dia após o feriado nacional histórico da Independência do país.

Também serão liberadas para consulta restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016. Nesse lote 2,257 milhões de contribuintes vão ser beneficiado, um total de mais de R$ 2,7 bilhões. Desse valor, mais de R$ 179 milhões serão destinados aos contribuintes idosos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, de acordo com o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99. O crédito bancário para todos os casos desta fase será realizado em 15 de setembro.

Assim que aberta, a consulta poderá ser feita pelo site da Receita Federal ou através do telefone 146. Caso encontre algo errado na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Se após o prazo o contribuinte não executar o resgate, ele só poderá fazê-lo via internet. Pelo aplicativo também é possível saber a situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

Notícias relacionadas: