Chuva de 'estrelas cadentes' poderá ser vista neste fim de semana

Chuva de meteoros deste sábado será uma das mais brilhantes do ano

"O nome desta chuva de meteoros resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação do Aquário (o radiante)", lê-se no site.

A lei determina que a prestação dos serviços e das ações públicas de saúde feitas nos equipamentos públicos, conveniados ou terceirizados será universal e igualitária.

O problema maior são as luzes da cidade, que acabam prejudicando a visão, por isso, vai se beneficiar quem mora em pequenas cidades e locais menos iluminados. Ou seja, reserve a noite de sábado para domingo para olhar o céu - e nem precisa de ficar acordado até muito tarde já que em Portugal o pico é visível na madrugada do dia 13 a partir da 1 hora, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Ela poderá ser vista no mundo todo, mas terão melhor visualização aqueles que estiverem no Hemisfério Norte.

No Brasil, habitantes da região norte e nordeste terão melhores chances de observação. A cada 133 anos, este cometa faz uma visita ao centro do nosso sistema solar e os fragmentos que ele deixa por onde passa, cairão na Terra em maior intensidade na madrugada de sábado. Todos os anos que a Terra passa por essa região, as partículas deixadas por esse cometa atingem a terra e faz com que a chuva ocorra todos os anos, segundo o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

A chuva de meteoros termina no próximo dia 24, mas estará em seu pico neste final de semana, então aproveite.

Notícias relacionadas: