Receita paga hoje 2º lote de restituição do imposto de renda

O valor estimado a ser desembolsado para pagamento são de mais de R$ 2 bilhões de reais.

O lote também inclui lotes residuais referentes aos anos entre 2011 e 2016.

Neste lote, aparecem também os contribuintes com prioridade: mais de 664.547 mil idosos e 55.259 de pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, conforme prevê a o artigo 69-A da Lei nº 9.784, de 1999. Ao todo, os depósitos feitos pela Receita chegam a R$ 3 bilhões. Em ambos os casos, a taxa Selic (Juros Básicos da Economia) foram considerada como base para os índices. "Quem não resolver a sua situação, terá seu CPF negativado, não terá acesso a contas bancárias e financiamentos", disse.

Se quem deve ser restituído não tiver o seu saldo depositado, a recomendação é de que o contribuinte procure uma agência do Banco do Brasil ou ligue para o telefone 0800-729-0001. Os próximos lotes de restituição serão os seguintes: 3º em 15 de agosto, 4º em 15 de setembro, 5º em 16 de outubro, 6º em 16 de novembro e 7º em 15 de dezembro.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp), ou ligar para o Receitafone 146. "Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização mediante entrega de declaração retificadora", afirma o delegado da Receita Federal em Sorocaba, Francisco José Branco Pessoa.

Pelo cronograma da Receita Federal, o pagamento está previsto para esta segunda-feira (17), mas contribuintes relatam ter recebido o crédito durante o fim de semana.

Notícias relacionadas: