Fotos: Médicos encontram 27 lentes de contato esquecidas em olhos de paciente

27 lentes de contato foram encontradas em olho de idosa antes de cirurgia de catarata	Divulgação

A idosa contou que usava lentes descartáveis há 35 anos, mas às vezes esquecia se havia retirado dos olhos.

"Era uma massa enorme, todas as lentes de contacto [as primeiras 17 e as 10 seguintes] estavam coladas e presas no olho".

A equipe operacional, que incluiu um oftalmologista com mais de 20 anos de experiência, ficou surpresA com a descoberta, segundo Morjaria.

"Ficamos impressionados que ela nunca tenha se incomodado com isso antes, porque lentes de contato presas aos olhos geralmente causam muita irritação", afirmou a autora do artigo.

A mulher teve sua cirurgia adiada para evitar o risco de de inflamações.

A especialista em oftalmologia em fase experimental, Rupal Morjaria, disse que outras dez lentes de contato individuais foram descobertas no olho da mulher após um exame mais aprofundado no Hospital Solihull.

A Sra. Morjaria acrescentou: "Porque ela tinha abrigado essas lentes de contato em seus olhos por um período de tempo desconhecido, se tivéssemos operado, ela teria tido muitas bactérias em torno de sua conjuntiva". A mulher não havia relatado quaisquer sintomas ligados às lentes dispersas. "Duas semanas depois disse-me que sentia o olho muito mais confortável", adianta o médico que acompanhou a idosa. "A paciente pensava que seu desconforto anterior era apenas parte da idade avançada e do olho seco", informou Morjaria.

O caso aconteceu no ano passado mas só agora foi divulgado, tanto pela revista The British Medical Journal como pela revista Optometry Today.

"As lentes de contato são muito usada, mas, se não forem monitoradas adequadamente, vemos pessoas com infecções oculares graves que podem fazer com que elas percam a visão".

Notícias relacionadas: