Portugal e Índia querem reforçar cooperações econômica, comercial e tecnológica

Costa recebe título de cidadão indiano na diáspora

O primeiro-ministro recebe hoje, em Lisboa, o seu homólogo indiano, Narendra Modi, numa visita destinada a consolidar a parceria económica e científica acordada em janeiro, por ocasião da visita oficial que António Costa realizou à Índia.

Na primeira visita bilateral de um primeiro-ministro indiano a Portugal, Modi expressou "profundadas condolências e solidariedade pelas vítimas dos devastadores incêndios em Portugal na semana passada".

Estas foram as primeiras palavras do chefe do Governo da Índia, na declaração à imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, no Palácio das Necessidades, em Lisboa. Os dois dirigentes afirmaram que ambos os países vão reforçar cooperações, especialmente nas áreas econômica, comercial e tecnologia.

António Costa deu ainda conta dos avanços do trabalho iniciado desde a sua visita à Índia, há seis meses, como a concretização do investimento da empresa indiana Sakthi numa empresa de componentes de automóveis em Águeda, e a participação indiana na conferência de lançamento do 'Air Center', um centro internacional de investigação das ciências climáticas, do espaço e do mar profundo, nos Açores.

O primeiro-ministro indiano considerou que António Costa "representa o melhor da diáspora indiana em todo o mundo" e frisou que há muito a fazer pelo aprofundamento das relações entre os dois países.

Por sua vez, Modi disse que Portugal é um dos países europeus com melhores condições e ambiente de investimento, enquanto o forte crescimento da economia indiana traz boas oportunidades para intercâmbios econômicos e comercias entre os países. Os dois chefes de Governo encontraram-se no Palácio das Necessidades, cumprimentando-se com abraços prolongados, tiveram uma reunião e um almoço, assistindo depois à assinatura dos 11 memorandos de entendimento entre os dois países.

Os últimos pontos de programa de Modi em Portugal incluem na parte da tarde uma visita ao templo Radha Krihna, na Alameda Mahatma Gandhi, em Lisboa, onde também decorrerá um encontro com a comunidade Indiana em Portugal.

Notícias relacionadas: