Identidade de Bansky pode ter sido revelada durante gafe em entrevista

Um mural

Várias teorias acerca da identidade do mais famoso street artist do mundo, umas mais conspirativas do que outras, circulam sem que nenhuma resposta conclusiva tenha até agora sido avançada.

O mistério sobre a identidade de Banksy acompanha o sucesso das suas obras espalhadas pelas principais capitais europeias e parece ter, finalmente, chegado ao fim.

O nome dado por Goldie confirma a teoria de que Banksy seria o músico Robert Del Naja, da banda de trip hop inglesa Massive Attack. Goldie, lenda do drum'n'bass, recentemente deu uma entrevista no Distraction Pieces Podcast, do apresentador Scroobius Pip, e aparentemente deixou escapar que o verdadeiro nome do artista gráfico mundialmente conhecido como Banksy seria Robert.

Goldie não especificou a qual dos dois se referia mas pode ter ajudado a resolver o enigma. "Me dê uma letra em forma de bolha, coloque numa camiseta, escreva Banksy e estamos resolvidos, nós podemos vender isso", disse o produtor, que em seguida emendou, "sem querer desrespeitar o Robert, que eu acho que é um artista brilhante e responsável por revirar o mundo das artes".

Após citar o nome "Robert", o Goldie ficou alguns segundos em silêncio. Eu acho que ele virou o mundo da arte de cabeça pra baixo. Além disso, no ano passado, o jornalista Craig Williams fez uma investigação de cinco meses para descobrir a identidade de Banksy.

O DJ, amigo de Del Naja, falava sobre como o mundo da arte havia transformado o grafite em uma categoria altamente rentável, mesmo que o nível de rejeição ainda fosse grande.

Robert Del Naja, conhecido como 3D, está à frente da banda Massive Attack. "É só uma questão de logística e coincidência", relatou Del Naja à época.

Notícias relacionadas: