WhatsApp não funcionará em alguns celulares

WhatsApp vai parar de funcionar em alguns aparelhos antigos

Assim como acontece com outros aplicativos, o WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns modelos antigos de celulares. De acordo com o órgão, o Facebook será notificado sobre a suspensão do serviço nos aparelhos antigos, já que 'a obsolescência programada dos celulares é um desrespeito ao consumidor'.

No início de 2017, o aplicativo usado por pouco mais de um bilhão de pessoas já deixou de funcionar em aparelhos que usam sistema operacional Android 2.1 e 2.2, iPhone 3GS/iOS 6 e Windows Phone 7.

Assim, como refere o jornal El País, os telemóveis afetados por esta decisão são os BlackBerry OS e os BlackBerry 10, bem como os Nokia S40 e os Nokia S60.

Ainda segundo a empresa, no Código de Defesa do Consumidor está explicito a proibição de se recusar a venda de bens ou a prestação de serviços quando há o pronto pagamento.

Apesar de a lista não ser ampla, ela atinge um bom número de aparelhos que, em sua época, foram emblemáticos, e que muitas pessoas continuam usando - segundo o WhatsApp, eles representam 0,5% dos clientes do aplicativo.

Para a entidade, uma vez que o aparelho funciona normalmente, a atualização é um direito do consumidor. Entretanto, segundo o desenvolvedor, "não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro".

Outro caso emblemático é o da Apple que anunciou, em 2016, que deixará de oferecer suporte a produtos que deixaram de ser fabricados em âmbito mundial há mais de cinco anos.

Notícias relacionadas: