Incêndios: já há distritos em risco 'máximo'

Nuno Botelho

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja a partir das 12h, até às 04h de domingo, devido às elevadas temperaturas.

O IPMA prevê para hoje um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, e Alto Alentejo, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

No distrito de Castelo Branco, estão em risco 'máximo' de incêndio os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, e Vila de Rei, adianta o IPMA.

Beja tem uma previsão de 42 graus, Portalegre e Castelo Branco de 39, Vila Real e Bragança de 37 e Viseu de 36.

O IPMA prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral Centro até ao início da manhã.

Lisboa apresenta risco 'muito elevado' de incêndio apenas no concelho de Sobral de Monte Agraço.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Segundo o instituto, nas regiões com risco 'Extremo' a população deve evitar a exposição ao sol.

As temperaturas máximas nestes oito distritos vão oscilar entre os 35 graus na Guarda e os 43 graus em Évora.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Notícias relacionadas: