Costa defende expulsão de eurodeputado Manuel dos Santos por "preconceitos racistas"

João Girão

O eurodeputado Carlos Zorrinho e o porta-voz do partido, João Galamba, foram alguns dos que condenaram as palavras de Manuel dos Santos nos minutos seguintes na mesma rede social.

Manuel dos Santos acusou a deputada socialista de ser "cigana não só pelo aspeto, mas também porque paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", tendo ainda dito que é uma "desconhecida deputada em Lisboa, que reside na Maia, é protegida por Costa e Pizarro e vai ser candidata à Câmara de Matosinhos". "Hoje tornou-se uma vergonha para o PS. Espero que a Comissão Nacional de Jurisdição rapidamente nos liberte da companhia de quem partilha preconceitos racistas", afirmou António Costa, numa declaração à agência Lusa. "Uma verdadeira vergonha." Manuel dos Santos falava sobre a votação dos deputados para atribuir a Lisboa a sede da EMA, mas acabou por fazer considerações pessoais sobre Luís Salgueiro que levaram o PS a reagir - o partido vai analisar as declarações do eurodeputado.

Já após ser conhecida a posição de António Costa sobre as publicações do eurodeputado, Manuel dos Santos comentou-a, usando o mesmo canal. Como Presidente da Delegação do PS no...

"Remeto, para os efeitos que tiver por convenientes, nota de um conjunto de afirmações proferidas nesta data e atribuídas ao deputado europeu em causa", acrescenta Carlos César. Manuel dos Santos sublinha que "podem continuar se quiserem: não me demovem nem me atemorizam".

"A Federação Distrital do Porto do PS repudia, de forma veemente, as declarações insultuosas, xenófobas e racistas do eurodeputado Manuel dos Santos contra a candidata socialista à Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro".

Tendo tomado conhecimento destas declarações, Pedro Calado considera que o teor "é suscetível de ser considerado de caráter discriminatório" e portanto enviou-as para a comissão que tem a competência para acompanhar a aplicação da legislação de combate ao racismo e à discriminação racial. Uma vergonha de MEP",

"Luísa Salgueiro, dita a cigana e não é só pelo aspecto, paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas", afirmou Manuel dos Santos na rede social Twitter, levantando uma onda de protesto nas redes sociais e dentro do próprio Partido Socialista. "Não só pelo aspeto mas pela forma como se move nos negócios", salientou o eurodeputado.

Notícias relacionadas: