Bob Dylan é acusado de plágio em discurso de prêmio Nobel

Dylan cantou temas dos pais do rock como Heartbeat de Buddy Holly e Blueberry Hill de Fats Domino
O jornalista sueco Fredrik Wikingsson está a trabalhar em documentários onde relata experiências a solo em eventos que habitualmente são concebido

Bob Dylan teria plagiado parte de seu discurso de agradecimento pelo prêmio Nobel de Literatura, conquistado em dezembro do ano passado.

A colunista Andrea Pitzer desvendou o mistério mais tarde.

Depois de Ben Greenman (do blogue Occasional Things) ter estranhado na palestra de Dylan uma citação do livro de Herman Melville, "Moby Dick", que não encontrava em nenhuma das edições que conhecia da obra literária do século XIX - "Some men who receive injuries are led to God, others are led to bitterness" ("alguns homens que sofrem ferimentos são levados a Deus, outros são conduzidos à amargura") -, Andrea Pitzer do site Slate descobriu essa passagem imaginária num artigo da SparkNotes, com mais ou menos as mesmas palavras. Vinte referências ao clássico contidas no discurso do lendário músico são semelhantes às anotações divulgadas no Spark notes, afirma Andrea.

O discurso de Bob Dylan enviado à Academia do Nobel, como laureado na categoria de literatura, está envolto em polémica, por incluir eventuais plágios.

Nem o músico norte-americano nem os membros da Academia sueca efetuaram qualquer declaração sobre esta denuncia de plágio. Dylan o fez perto da data limite.

A suspeita surgiu depois que o escritor Ben Greeman percebeu que uma das citações de Melville no discurso não existem no livro. Pitzer descobriu depois semelhanças entre outras 18 frases de descrição de "Moby Dick" de Dylan e a análise apresentada no SparkNotes.

Bob Dylan em 2011. Lá, o tal sacerdote é descrito como "alguém cujas provações o levaram a Deus em vez de amargura". No que diz respeito a "inventar" uma citação, a colunista também lembra que Dylan tem histórico no assunto, por ter criado falsas falas atribuídas a Abraham Lincoln na sua música Talkin' World War III Blues.

Notícias relacionadas: